domingo, 15 de fevereiro de 2009

Microfone (como funciona, directividade)


Como funciona um microfone:

O microfone converte vibrações mecânicas na gama audível (em freqüências de 20Hz a 20kHz - seja no ar, água ou num material sólido) em um sinal elétrico. Na maioria dos microfones em uso as ondas sonoras são convertidas em vibrações mecânicas através de um diafragma fino e flexível e em seguida convertidas em sinal elétrico através de bobina móvel ou por carga e descarga de um condensador. No caso de microfones de condensador estes necessitam de uma tensão de alimentação contínua, chamada de phantom power, que é de facto uma tensão de polarização.


Quanto a Directividade, podem ser classificados em:


Omnidirecionais - Captam o som da fonte não importando a direção em que este chegue a sua cápsula.
Figura 8 - Captam o som igualmente no eixo da cápsula (0º e 180º), rejeitando o som que chega a 90º e a 270º.
Cardióides - Captam com maior eficácia os sons emitidos na sua frente, conforme vai se deslocando do eixo central do microfone, sua captação é reduzida. Desta forma, sons vindos de trás não são captados ou são captados com pequena intensidade.

Super e Hiper-Cardióides - Captam além dos sons emitidos na sua frente, parte dos sons emitidos na parte de trás. Isto é bastante útil para aumentar o ganho do som, sem que haja microfonia.

Fonte: wikipedia

AUDIO - RS

Email, MSN: audio-rs@hotmail.com

Microfone (entendendo o manual do seu microfone)

Resposta em frequência

Impedância: Representa de certo modo a sua resistência interna. Na aproximação mais simples deste conceito percebe-se que nos microfones de baixa impedância, inferior a 600 ohm, permite a montagem de cabos de grande comprimento (como 100m ou mais) sem perdas de sinal significativo enquanto nos mics de alta impedância com valores na ordem de 5000 ohm, em cabos com mais de 3 metros já ocorrem perdas significativas.

Sensibilidade: É a relação entre o nível eléctrico de saída do microfone e a pressão sonora incidente. A sensibilidade mede a voltagem que o microfone produz, caracterizando a sua eficiência.

Ruído de fundo: Provocado pela resistência da bobina ou da fita, no caso dos mics dinâmicos; no caso dos microfones de condensador, resulta do ruído térmico das resistências e do ruído electrónico do pré-amplificador

Nível máximo de pressão sonora: É o nível de pressão sonora que o microfone admite correspondente a uma distorção harmónica total de 0.5% a 1000Hz.


Fonte: wikipedia

AUDIO -RS

Cubase SX 3 (manual)

Link para baixar o manual:

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Guitar Rig 3 no Sonar 8

Como abrir o Guitar Rig 3 no Sonar 8:

Depois de estar com o Sonar aberto em algum projeto, vamos até o lugar onde selecionamos os efeitos(FX).Clique com o botão direito do mouse e vá em:
Áudio FX - vst plugins - Guitar Rig 3 .(conforme a figura abaixo)




Depois de aberto o Guitar Rig, pode se fechar ele e abrir novamente dando duplo click em "guitar rig", que vai estar onde você clicou como o botão direito pra selecionar ele.

Dúvidas---> audio-rs@hotmail.com

Fonte: João Marcos Gaiteroa

AUDIO-RS. Abraço!


Desabilitando a placa de som onboard

Reinicie o seu computador pressionando a tecla dell Voce irá para a Bios Setuptem Cinco abas de configuração MAIN, ADVANCED,POWE,BOOT e EXIT, va na aba ADVANCED seu sua placa for uma asus na quinta opção em ONBOARD DEVICES CONFIGURATION de enter Vá em HD AUDIO CONTROLLER de enter abrirá uma pequena caixa de dialogo Com a opção ENABLED ou DISABLED com a seta para baixo ou para cima voce mudará desbilitara a placa onborad depois aperte a tecla F10 de OK ta feito!

Fonte:Amorim

DÚVIDAS ---> audio-rs@hotmail.com

Abraço.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sonar com atraso(latência)

Faça o seguinte:
1- Com o Sonar fechado, localize e delete os arquivos Aud.ini e TTSSeq.ini (pode deletar com tranquilidade, eles serão recriados em seguida);
2- Abra o Sonar, responda sim à pergunta, deixe correr o Waveprofiler até o final, escolha as portas MIDI que vai usar e clique Ok;
3- Faça um teste para ver se resolveu o problema.Se não resolver, tente baixar o driver Asio4All, em http://www.asio4all.com/, instale, abra o Sonar, vá em Options/Audio/Advanced, e em Driver Mode selecione o driver ASIO e clique Ok. Faça teste para ver se resolveu.Uma das duas soluções deve eliminar o problema.


Fonte: Juca nascimento

ABRAÇO!
Colabore com o nosso blog. Se você tem algo a ensinar, ou perguntas a fazer, mande para: audio-rs@hotmail.com